O primeiro semestre de 2025 será marcado com a realização do VI SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).
O evento acontecerá presencialmente entre os dias 23 e 25 de abril/2025 na UEL e se constitui como mais uma oportunidade para aproximar pesquisadores e pesquisadoras, bem como estudantes das mais diversas áreas do conhecimento e militantes da comunicação popular e comunitária proporcionando um rico espaço de debates, articulações e troca de experiências.
O evento contará com mesas-redondas, minicurso e espaços para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências.
CRONOGRAMA - CHAMADA DE TRABALHO
- 30/01 - Início das inscrições para participação no evento
- 30/01 a 25/03 - Chamada de trabalho - envio de resumo expandido
- 30/03 - Divulgação do resultado dos trabalhos aceitos
- 15/04 - Disponibilização do caderno de resumos do evento
- 23/04 a 25/04 - Realização do evento
- 30/06 - Envio do artigo completo para publicação de livro
ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS
Resumo expandido:
- Indicar a natureza do trabalho: relato de experiência ou artigo científico.
- O resumo expandido deve ter entre 1.200 e 2.200 caracteres digitados em fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5.
- Nesta versão devem ser colocados o nome do autor, identificação institucional, endereço eletrônico e a indicação para qual GT será encaminhado.
- Os resumos devem ser enviados para o endereço:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Os resumos aceitos serão publicados em um caderno de resumos (impresso).
Artigos e Relatos na versão completa:
- Os artigos/relatos não poderão exceder 32.000 caracteres com espaços (incluídas notas de rodapé e bibliografia).
- Os textos devem ser enviados para o endereço:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Os artigos/relatos deverão ser acompanhados por resumo, de até 12 linhas, em português e em inglês (abstract) e de três a cinco palavras-chaves (em português e inglês).
- Artigos/relatos deverão estar digitados em fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5; sem formatação de parágrafo, sem numeração de páginas e deverão ter a seguinte apresentação:
- Título: Primeira letra maiúscula e restante minúsculas, centralizado, negrito. Corpo 14
- O nome do autor deve ser seguido de nota de rodapé que o identifique (instituição, formação e/ou identificação do movimento, endereço eletrônico, etc.), na primeira página.
- Os resumos (português e inglês) deverão estar justificados, fonte Arial, corpo 11, espaço simples e acompanhados de palavras-chave e keywords (mínimo 3 e máximo 5).
- As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas, mas somente para observações de natureza substantiva.
- O texto deve apresentar Introdução, Desenvolvimento (com subtítulos definidos pelo autor), Considerações finais e Referências.
- As referências bibliográficas feitas ao longo do artigo deverão obedecer ao seguinte esquema: (Sobrenome do autor, data, página) - ex.: (Souza, 2006, p. 20) – ou (Sobrenome do autor, data, página) - ex.: Souza (2006, p. 45).
- A palavra “Referências” deverá aparecer no final do artigo, alinhada à esquerda, de acordo com as normas atuais da ABNT. As referências deverão aparecer em ordem alfabética, em espaço simples e com separação em espaço duplo entre cada referência, da seguinte forma:
- Livros:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de publicação: nome da editora, data. - Artigos em coletâneas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome do(s) Organizador(es). Título da coletânea em itálico. Local de publicação: nome da editora, data. - Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, volume, número do periódico, páginas inicial-final, data.
- Livros:
- Os artigos/relatos serão publicados em livro e disponibilizados no site do NCP (anais eletrônicos).
GRUPOS DE TRABALHO
GT 1 – Concepções e práticas da Comunicação Popular e Comunitária
Eixo 1 – Experiências em Comunicação Popular e Comunitária
Eixo 2 – Fundamentos epistemológicos em Comunicação Popular e Comunitária
Objetivos: Estabelecer os fundamentos teórico-práticos para a construção do campo da Comunicação Popular e Comunitária pelo reconhecimento de sua especificidade. Estudar os processos comunicativos nas suas várias manifestações em movimentos e organizações sociais. Investigar os processos de produção e gestão das experiências comunicativas nos processos participativos de construção da cidadania. Estudar as diversas formas de comunicação alternativa e/ou não convencionais como constitutivas do campo da Comunicação Popular e Comunitária. Compreender as relações de interdisciplinaridade entre a Comunicação Popular e Comunitária com os demais campos de conhecimento das ciências humanas e sociais.
Palavras-chave: Comunicação Popular e Comunitária, comunicação alternativa, movimentos sociais, movimento popular, movimento sindical, movimento comunitário, mundo do trabalho, sociedade civil, cidadania, Educação Popular, referências teórico-metodológicas, interdisciplinaridade.
GT 2 – Comunicação Popular e Comunitária e construção de uma nova hegemonia
Eixo 1 – A disputa da hegemonia no campo da comunicação
Eixo 2 – Comunicação Popular e Comunitária na disputa de hegemonias na sociedade
Objetivos: Investigar as experiências comunicativas dos movimentos sociais, bem como seus impactos, enquanto estratégia política na perspectiva da disputa da hegemonia. Analisar a constituição de culturas políticas a partir das práticas comunicativas dos movimentos populares, sindicais e/ou comunitários nas suas relações com a sociedade. Estudar as políticas de comunicação dos movimentos sociais na sua condição de instrumentos de Educação Popular. Analisar criticamente as práticas comunicativas da mídia burguesa e do Estado capitalista como produtoras de uma hegemonia a ser combatida.
Palavras-chave: Comunicação Popular e Comunitária, disputa da hegemonia, movimentos sociais, Educação Popular, Economia Política da Comunicação, cultura política, política de comunicação.
VALORES DE INSCRIÇÃO
R$ 10,00 | Representantes de organizações sociais sem vínculo acadêmico |
R$ 30,00 | Estudantes de graduação |
R$ 50,00 | Estudantes de pós-graduação |
R$ 80,00 | Docentes e demais profissionais |
PROGRAMAÇÃO
23/04/2025 (quarta-feira)
14:00 - Credenciamento
16:00 - Minicurso: “Atualidade da obra ‘Relações Públicas no modo de produção capitalista’” (Cicilia Peruzzo)
19:00 - Abertura Oficial do Simpósio
19:30 - Conferência de Abertura: “O papel da comunicação popular na luta contra a barbárie capitalista na América Latina”
24/04/2025 (quinta-feira)
08:30 - Mesa Redonda: “A comunicação popular (sindical) e comunitária em ação”
12:00 - Intervalo
14:00 - Grupos de Trabalho
18:00 - Intervalo
19:30 - Mesa Redonda: “A atualidade das expressões alternativas de comunicação”
25/04/2025 (sexta-feira)
08:30 - Mesa Redonda: “A produção do conhecimento em comunicação popular e comunitária: a contribuição dos grupos de pesquisa”
12:00 - Intervalo
14:00 - Grupos de Trabalho
18:00 - Intervalo
19:30 - Mesa de Encerramento: “As políticas de comunicação no contexto das organizações populares”