Produção de Sentido nas Mídias
Estuda a produção de sentido nas diversas mídias, as expressões de linguagem de que se revestem, avalia a capacidade de articulação de afetos, assim como dimensiona o alcance e os modos de circulação de mensagens nos ambientes comunicacionais.
Analisa as dinâmicas do mito e do imaginário na construção de narrativas nos meios de comunicação, em suas formas e materialidades, como textos, som e imagem e a mobilidade interacional colocada em funcionamento pelas enunciações midiáticas. Investiga discursos e representações simbólicas na práxis comunicacional.
Bilderatlas Brasil Verde-Amarelo: imagem, sentidos e afetos na constituição de uma estética patriótica no governo Bolsonaro
Alberto Carlos Augusto Klein
A reconstituição de trajetos das imagens, seus rastros, pistas, memórias e afetos, impõe-se como o grande desafio desta pesquisa, que busca se debruçar sobre a produção visual no contexto do Governo Jair Bolsonaro, incluindo os períodos eleitorais de 2018 e 2022.
Esta produção escoa-se, sobretudo, em redes sociais como Twitter (atualmente X), Instagram, Facebook e Youtube, reiterando uma estética, que se pretende patriótica, na tentativa de mobilizar, conforme observações preliminares, afetos em camadas da população, com o duplo objetivo de 1) mitificar a figura política de Jair Bolsonaro, projetando-o como messias, e 2) demonizar a esquerda, associada, em grupos bolsonaristas, ao “comunismo” e valores que corroem a ideia de família tradicional.
Para tanto, valho-me das incursões warburguianas na abordagem das imagens, tanto em suas possibilidades de ressurgências (Nachleben), rememorando temas arcaicos ou de outras temporalidades, quanto em sua potência de condensar afetos como fórmulas visuais (Pathosformeln), que, de igual modo, rememoram e reavivam imagens de outros ambientes culturais.
Como método de pesquisa, recorro à montagem de pranchas, com colagem de imagens, a fim de averiguar possibilidades de memórias e afetos, de modo semelhante ao de Aby Warburg em seu Bilderatlas Mnemosyne.
É necessário dizer que a investigação do pensador hamburguês nunca se colocou rigorosamente dentro de molduras acadêmicas e nem mesmo sua ideia de montagem pretendia-se como método.
Contudo, ultimamente, é nítida a revitalização do pensamento warburguiano no âmbito das disciplinas acadêmicas de teorias da imagem, bem como a tentativa, com o risco natural de quem mergulha no oceano escuro das imagens, de incorporar o atlas como metodologia.
O imaginário mágico das propagandas de tecnologia: uma análise mitocrítica da tecnocracia no século XXI
André Azevedo da Fonseca
A cultura de mídia do século XXI tem sido marcada pela emergência de um imaginário que sugere propriedades mágicas às tecnologias.
Contudo, sob o brilho desse encantamento, o estado e as corporações desenvolveram sistemas de invasão de privacidade para fins de coleta intensiva de dados pessoais de cidadãos e consumidores.
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar os símbolos arquetípicos e as narrativas de caráter mítico empregadas em propagandas de grandes empresas de tecnologia para intensificar a fidelização, a devoção e o fascínio dos usuários por produtos e serviços.
Os métodos empregados serão a pesquisa bibliográfica e a análise documental, sob a perspectiva dos estudos de mitocrítica.
O corpus é constituído por um conjunto de imagens e vídeos publicitários e institucionais de empresas de tecnologia. Ao buscar compreender os discursos que intensificam o fascínio dos usuários pelos seus dispositivos tecnológicos, a pesquisa contribui no campo da educação para as mídias.
Organização e Representação de Identidades e Conhecimentos Sociais como construções simbólicas pela abordagem semiótica
Pedro Henrique Cremonez Rosa
O projeto investiga a construção e negociação das identidades sociais através de performances simbólicas nas interações cotidianas.
Utilizando uma abordagem semiótica, a pesquisa decodifica os signos e significados que emergem dessas representações sociais, analisando como os indivíduos utilizam símbolos, linguagem e gestos para moldar suas identidades perante os outros.
Além disso, (o estudo) examina as implicações comunicativas desses processos, explorando como essas dinâmicas influenciam as relações sociais e a percepção coletiva.
Também se aprofunda na organização da representação do conhecimento, avaliando como essas performances e signos são sistematizados e entendidos na construção e transmissão de conhecimento social e cultural.
Linguagem imagética para articulação de sentido de objetos pedagógicos com design thinking, inovação e tecnologia
Rosane Fonseca de F. Martins
Miguel Luiz Contani
O projeto investiga a articulação de sentido e significado da linguagem imagética de objetos pedagógicos em diversos suportes (jogos digitais e impressos, livros didáticos, livros literários, livros objetos, formas tridimensionais de apoio/impressão 3D, apostilas, manuais, cartilhas, brinquedos, animações e outras formas criativas e divertidas), a fim de estimular o aprendizado de crianças e adolescentes como reforço de aprendizagem, bem como auxiliar e motivar professores neste processo.
A metodologia é de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, delineamento de dados primários (bibliografia) e secundários (análise de similares).
Toda a criação será conduzida pelo processo de design thinking.
Os objetos com foco educacional serão criados em conjunto com os departamentos de design, comunicação, psicologia, educação e computação, e analisados junto ao público em investigações diversas (levantamento, estudos de caso e estudos de campo) sobre forma e conteúdo e suas formas de articulação de sentido.
Aprender com brilho no olho: linguagem imagética para articulação de sentido de objetos pedagógicos com design thinking, inovação e tecnologia
Rosane Fonseca de F. Martins
O projeto investiga a articulação de sentido e significado da linguagem imagética de objetos pedagógicos em diversos suportes (jogos digitais e impressos, livros didáticos, livros literários, livros objetos, formas tridimensionais de apoio/impressão 3D, apostilas, manuais, cartilhas, brinquedos, animações e outras formas criativas e divertidas) a fim de estimular o aprendizado de crianças e adolescentes como reforço de aprendizagem, bem como auxiliar e motivar professores neste processo.
A metodologia é de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, delineamento de dados primários e secundários.
Toda a criação é conduzida pelo processo de design thinking.
Os objetos com foco educacional são criados em conjunto com os departamentos de design, comunicação, psicologia, educação e computação, e analisados junto ao público em investigações diversas (levantamento, estudos de caso e estudos de campo) sobre forma e conteúdo e suas formas de articulação de sentido.
Espera-se minimizar a falta de sintonia entre a linguagem imagética e tecnológica às quais as novas gerações têm acesso no cotidiano fora da escola e o material didático de ensino tradicional, motivando-as a aprender com brilho no olho.