Confira abaixo as disciplinas que serão ministradas no ano de 2025 no PPGOM-UEL.
1° Semestre
As aulas terão início no dia 04 de março

2NIC312
Epistemologias da Comunicação
4cr / 60h
Segunda-feira
19h10- 22h50
Sala 682
Discute as epistemologias características da Práxis Comunicacional, viabilizando o conhecimento por toda a turma das especificidades das linhas - cada linha ocupará um terço das atividades.
André Azevedo da Fonseca
Rodolfo Rorato Londero
Reginaldo Moreira

2NIC313
Seminário da Linha de Pesquisa
4cr / 60h
Linha 1: Quintas-feiras, 19h10
Linha 2: Terças-feiras, 19h10
Linha 3: Quartas-feiras, 19h10
Sala 629
Apresentação e discussão coletiva dos projetos de pesquisa, focando na configuração do tema e dos pressupostos teóricos, conceituais e metodológicos da dissertação.
Pedro Henrique Cremonez Rosa
Beatriz Molari
Márcia Neme Buzalaf
2° Semestre
As aulas terão início no dia 18 de agosto

2NIC300
Comunicação e Cultura do Consumo
4cr / 60h
Segunda-feira
19h
O campo da comunicação e o problema do consumo. Definições de consumo: as visões econômica, sociológica e antropológica. Cultura do consumo, hegemonia e modernidade. Teorias do consumo: a teoria das necessidades, a economia política do signo e a antropologia do consumo. Consumo e experiência comunicacional: o espetáculo e a estética da mercadoria.
Rodolfo Rorato Londero

2NIC323
Tópicos Especiais em Práxis Comunicacional III A
Cinema em debate nas perspectivas decoloniais
4cr / 60h
Terça-feira
19h
O cinema como epistemologia decolonial dos afetos, se configura como uma potente ferramenta para desafiar estruturas de poder e fomentar diálogos transformadores. A decolonialidade no âmbito audiovisual vai além da mera representação, consolidando-se como um território de resistência e ressignificação das narrativas dominantes. Nesse contexto, a pedagogia das encruzilhadas, baseada em filmes e discussões, estabelece um espaço propício para reflexões críticas e diversas. Paralelamente, as reflexões acadêmicas atuam como bases interpretativas essenciais, enriquecendo a análise das produções cinematográficas e ampliando possibilidades epistemológicas como construção de mundos possíveis. A abordagem antimetodológica da cartografia favorece a exploração de alternativas, rompendo com padrões engessados e promovendo práticas mais orgânicas e dialógicas. Assim, o cinema não apenas conta histórias, mas também desempenha um papel fundamental como agente de transformação social, criando espaço para dissidências, questionando estereótipos e incentivando novas formas de pensar e vivenciar mundos.
Reginaldo Moreira
Márcia Neme Buzalaf
Maria Luiza Jimenez Jimenez

2NIC261
Comunicação e Imaginação Social
4cr / 60h
Quarta-feira
19h
Imaginário e imaginação social. Práticas e representações na perspectiva da História Cultural. Construção social da realidade. Imagens, papéis e máscaras sociais na vida cotidiana. Imagem, distinção e poder simbólico. Mitologias contemporâneas na sociedade do espetáculo.
André Fonseca