As aulas são ministradas em período vespertino (14h às 18h) e período noturno (19h às 23h).
Informações adicionais sobre a estrutura do mestrado, normas acadêmicas e cumprimento de créditos, podem ser consultadas na página Legislação, Atas e Regimentos.
![2NIC165](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC165
A imagem na Mídia Impressa
4cr / 60h
O poder da imagem e seu uso – histórico e ideológico – pela mídia é focado no sentido de aprofundar a discussão a respeito da fotografia na mídia impressa. A fotografia é, por outro lado, abordada como instrumento de formação de opinião. Os estudos da disciplina são complementados com a análise da produção e veiculação de ideologias por meio da fotografia, incluindo casos de destaque no fotojornalismo contemporâneo. Analisa e avalia repercussões sociais do uso da fotografias na mídia impressa.
![2NIC265](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC265
Antropologia Visual
4cr / 60h
São discutidos processos da comunicação humana e seu vínculo com as imagens tomadas como fatos culturais. Estimula-se o discente a associar construções iconográficas no imaginário e alterações da percepção do sujeito contemporâneo. Incluem-se, nesta perspectiva, abordagens de meio urbano e imagem fotográfica. A disciplina toma como ponto de referência a produção de imagens no contexto das novas tecnologias, sem abandono das modalidades tradicionais. A antropologia visual é utilizada como principal instrumento de análise.
![2NIC168](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC168
Bases Semióticas da Visualidade
4cr / 60h
Busca discutir as diferentes possibilidades que a visualidade imprime ao processo de comunicação. Desdobra as ligações de visualidade, cognição e linguagem. Objetiva também sustentar as abordagens analíticas do estudo semiótico com suporte nos seguintes conceitos: o eixo do paradigma e do sintagma; raciocínio diagramático; o ver como requisito do entender; imagem e informação.
![2NIC268](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC268
Cinema e Linguagem
4cr / 60h
Introdução às teorias do cinema. Elementos fundamentais da linguagem cinematográfica. Semiótica aplicada ao cinema. Cinema de autor, cinema experimental, documentário e cinema narrativo. O cinema como objeto das ciências sociais, da história e da filosofia. Métodos de análise fílmica e crítica cinematográfica.
![2NIC303](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC303
Comunicação e Biopolítica
4cr / 60h
Panorama histórico-filosófico sobre o problema do biopoder. Introdução ao conceito de biopoder (Michel Foucault). Biopolítica e Anatomo-política. O conceito de biopolítica em Negri & Hardt, Giorgio Agamben e Roberto Esposito. Conceitos relacionados ao biopoder (Gestell, dispositif, commune, comunitas…). O reconhecimento do problema do biopoder na Comunicação. Aproximação do conceito de biopoder aos objetos comunicacionais.
![2NIC300](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC300
Comunicação e Cultura do Consumo
4cr / 60h
O campo da comunicação e o problema do consumo. Definições de consumo: as visões econômica, sociológica e antropológica. Cultura do consumo, hegemonia e modernidade. Teorias do consumo: a teoria das necessidades, a economia política do signo e a antropologia do consumo. Consumo e experiência comunicacional: o espetáculo e a estética da mercadoria.
![2NIC261](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC261
Comunicação e Imaginação Social
4cr / 60h
Imaginário e imaginação social. Práticas e representações na perspectiva da História Cultural. Construção social da realidade. Imagens, papéis e máscaras sociais na vida cotidiana. Imagem, distinção e poder simbólico. Mitologias contemporâneas na sociedade do espetáculo.
![2NIC296](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC296
Comunicação, Representação e Cultura
4cr / 60h
A partir da discussão sobre o conceito de cultura, propõe-se abordar questões inerentes ao campo da comunicação. Os processos de construção de sentido, as identidades, a geração de capital cultural e o poder simbólico são temas diretamente relacionados ao contexto comunicativo. A comunicação está imbricada no cotidiano e nos modos de vida e, neste sentido, busca-se refletir sobre as representações midiáticas e a questão da alteridade. Os Estudos Culturais e a visão latino-americana sobre produção e apropriação midiáticas são abordagens que aprofundam o entendimento desses processos. A perspectiva antropológica e os estudos etnográficos da comunicação constituem possibilidades metodológicas de maior compreensão da interculturalidade nas mídias e processos comunicativos.
![2NIC298](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC298
Concepção e Práticas da Comunicação Popular e Comunitária
4cr / 60h
O campo da comunicação e a disputa de hegemonias. Comunicação, linguagem e ideologia. A comunicação no contexto dos movimentos sociopolíticos. A comunidade e a construção de uma nova sociabilidade. Cidadania e a luta de classes. Participação como estratégia política de mobilização. Política de comunicação e planejamento participativo. História, atualidade e perspectivas da Comunicação Popular e Comunitária.
![2NIC297](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC297
Design e Produção de Sentido
4cr / 60h
Linguagem visual: estética, simbólica e pragmática. Comunicação visual, valor e uso. Comunicação visual e relação emocional: sujeito e o meio da construção de representação para atribuição de significado. Design: conceito, classificação, abrangência e alcance. Design e complexidade: visões econômica, social e artística. Tradução e representação do tempo em forma. Elementos visuais compositivos. Imagem e identidade. Design thinking: produção, integração e processo de gestão da imagem.
![2NIC301](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC301
Estruturas Econômicas e Formas Sociais da Comunicação
4cr / 60h
Economia política da informação, comunicação e cultura: principais vertentes, autores e conceitos no Brasil e no mundo. O método da derivação das formas e sua pertinência para o estudo da Comunicação. Fundamentos lógicos e dinâmicas históricas da forma comunicação e das funções propaganda e publicidade: da esfera pública à indústria cultural. Crise global da forma comunicação e sua expressão brasileira. Estratégias e políticas do poder informacional: desinformação e decepção.
![2NIC173](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC173
Fotografia e Memória
4cr / 60h
Fotografia, memória e história. A fotografia como instrumento de pesquisa (histórica). O papel e a importância da fotografia no resgate iconográfico de representações e percepções do mundo. Fotografia e sociedade. A importância dos documentos fotográficos para o resgate e preservação da história.
![2NIC305](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC305
Gênero na Perspectiva Decolonial e suas Interseccionalidades
4cr / 60h
Estudos de gênero a partir de interseccionalidades de raça, etnia, classe e faixa etária. A comunicação na perspectiva da disruptura discursiva do imperativo heterossexual. O surgimento da Teoria Queer no contexto político e intelectual. História da sexualidade, seus sentidos, práticas e modos de organizar o desejo, a sexualidade e as identidades. Conceitos da Teoria Decolonial e sua articulação com o Feminismo Decolonial e o Queer Decolonial. Normalizações e normatizações, estigmas, discriminação e negações à vida. A organização dos movimentos LGBTQIA+, movimento feminista e outros movimentos existenciais de resistência nas diferenças. Proposta metodológica da Cartografia Sentimental.
![2NIC274](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC274
Historiografia e Cultura Visual nas Narrativas Contemporâneas
4cr / 60h
Elementos da historiografia para a análise de visualidades nos meios de comunicação. Conteúdo e forma na representação da cultura visual contemporânea. Métodos de investigação dos fenômenos midiáticos na perspectiva (sócio)historiográfica do uso da imagem. O jornal como fonte de dados e objeto de pesquisa em cultura visual. Contextualização crítica, análise e representação de processos sociais pelo viés da imagem.
![2NIC271](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC271
Humor Gráfico e Processos Sociais
4cr / 60h
Apresenta as modalidades do humor gráfico: história em quadrinhos, caricatura, charge e cartum, e dá relevo ao trato dessas formas na representação da sociedade brasileira. Correlações são efetuadas entre temas como presença do humor gráfico na mídia contemporânea, humor e política, humor gráfico e a disputa de hegemonias. Ideologia, narrativa, cultura política e processos sociais são vistos por meio de sua expressão no humor gráfico.
![2NIC299](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC299
Imagem e Produção de Sentido
4cr / 60h
Conceitos de imagem e suas variações históricas na cultura ocidental. Imagem e ambientes culturais que regulam suas formas de expressão e produção de sentido. As dimensões do sentido e representação da imagem na História da Arte, Semiótica da Cultura, Filosofia e Antropologia e suas contribuições para um abordagem comunicacional na era midiática.
![2NIC267](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC267
Imagem na Cultura Midiática
4cr / 60h
A disciplina abrange a diversidade e complexidade dos conceitos de imagem. Entre os aspectos a serem destacados estão: a imagem como duplo na cultura, sua arqueologia e mutações semióticas. Também contempla as relações entre imagem, mídia e cultura, observando interferências mútuas entre estes três elementos. A construção da civilização do olhar pela cultura midiática, além dos processos de simulação na cultura contemporânea serão do mesmo modo estudados.
![2NIC295](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC295
Metodologias de Pesquisa em Comunicação
* Disciplina obrigatória
4cr / 60h
O método científico como forma de construção do conhecimento. A formação de paradigmas na Ciência e o pressuposto da falibilidade. A Comunicação como ciência e a constituição de seu campo acadêmico de pesquisa. A pesquisa em Comunicação no Brasil e na América Latina e suas interfaces com áreas afins. Abordagens teóricas e metodologias validadas no campo da Comunicação.
![2NIC304](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC304
Semiótica da Cultura e Semiótica Urbana
4cr / 60h
A semiótica da cultura no campo da semiosfera e seus desdobramentos em semiose, visão sistêmica, fronteira, tradução, memória e dialogismo. Semiótica Urbana com base na epistemologia da comunicação: mediações e interações; fixos, fluxos e mobilidades; tempo e o espaço do ciberespaço. Os territórios culturais do espaço: cultura e espacialidade; cultura e visualidade e cultura e comunicabilidade, tendo a cidade como amplo laboratório de experimento de práxis comunicacionais.
![2NIC302](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC302
Semiótica nas Linguagens de Mídias
4cr / 60h
Eixos da linguagem e a natureza dos fenômenos da comunicação. Produção de sentido nas mídias contemporâneas – influência na formação de hábitos e na fixação de crenças. Configuração dos signos em mensagens verbais e não verbais, no texto escrito, no texto falado e no audiovisual. Estética-ética-lógica: o caráter normativo da semiótica como instrumento de mediação e como método científico.
![2NIC170](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC170
Teorias da Imagem
4cr / 60h
A imagem como duplo na cultura humana, segundo uma visão histórico-filosófica. O lugar da imagem na Estética. Imagem técnica e suas novas implicações sociais e culturais. Perspectivas semióticas para abordagem da imagem. Imagem e suas relações com o conceito de mimese. A diversidade de suportes midiáticos e suas implicações para uma releitura do papel da imagem na cultura contemporânea. A imagem como elemento constituinte dos processos de espetacularização e a construção de simulacros.
![2NIC306](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC306
Tópicos Especiais em Práxis Comunicacional I
4cr / 60h
Estudos avançados sobre questões contemporâneas, temas, autores, teorias e/ou conceitos relevantes no âmbito da linha de pesquisa “Produção de sentido nas mídias”, que visem a abordagem de novas tendências ou atualizações teórico-metodológicas.
![2NIC307](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC307
Tópicos Especiais em Práxis Comunicacional II
4cr / 60h
Estudos avançados sobre questões contemporâneas, temas, autores, teorias e/ou conceitos relevantes no âmbito da linha de pesquisa “Processos sociais e práticas culturais”, que visem a abordagem de novas tendências ou atualizações teórico-metodológicas.
![2NIC185](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC185
Estágio de Docência na Graduação
* Disciplina obrigatória apenas para estudantes bolsistas
2cr / 30h
Participação em aulas de graduação, treinamentos de estagiários de iniciação científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Comissão Coordenadora do Programa, com a supervisão do coordenador e presença do docente responsável pela disciplina.
![2NIC181](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC181
Dissertação I
10cr / 150h
Delimitação do tema e metodologia, contato com o orientador, pesquisa bibliográfica, leituras e fichamentos.
![2NIC182](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC182
Dissertação II
10cr / 150h
Aprofundamento teórico-metodológico, revisão de literatura e início da pesquisa.
![2NIC183](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC183
Dissertação III
10cr / 150h
Elaboração do referencial teórico, aplicação metodológica, desenvolvimento da pesquisa, fundamentação e estruturação dos capítulos.
![2NIC184](/images/ppgcom/logos/ico.webp)
2NIC184
Dissertação IV
10cr / 150h
Finalização da pesquisa, redação da primeira versão da dissertação, exame de qualificação, ajustes e redação final da dissertação, depósito e defesa pública da dissertação.